Artigo

A superação virá de um trabalho conjunto e articulado

Por Fabiano Martins de Medeiros - diretor superintendente da Ecosul

O Rio Grande do Sul enfrenta um dos períodos mais trágicos e desafiadores da sua história. O maior desastre natural em solo gaúcho, com chuvas incessantes, afetou 2,3 milhões de pessoas em mais de 450 municípios, desalojando 600 mil cidadãos. Um momento que exige muita união e solidariedade.

Mas a tragédia também tem mostrado a força do povo gaúcho e a mobilização de brasileiros espalhados por todos os estados. Temos visto uma onda de ações que nos enchem de esperança e ajudam a amenizar um pouco a dor de tantas pessoas. E mais: que salvam vidas. Milhares de voluntários se arriscam ao lado de profissionais treinados para resgatar pessoas e animais.

Nesse espírito, centenas de empresas estão engajadas e uma inspira a outra a participar também. A união da iniciativa privada com as instituições, com os governos e com as pessoas, tem sido uma das melhores alternativas para superar tudo isso. Será preciso um plano robusto de recuperação por parte do poder público, mas o engajamento de toda a sociedade será sempre fundamental.

Na Ecosul, é esse espírito que está nos norteando. Para nos unirmos às milhares de ações de doações que ocorrem por todo o Estado, seguimos arrecadando alimentos, produtos de higiene e materiais de limpeza nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs), nas BRs 116 e 392. Doamos R$ 500 mil ao governo do Estado e às prefeituras de Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul. Disponibilizamos máquinas e equipes para ajudar na evacuação de áreas de risco. E isentamos do pagamento do pedágio quem está trabalhando na missão de apoio às vítimas e carros de pessoas que precisam sair das suas casas em função das inundações, tudo isso de forma simples sem burocracias.

Assim que os níveis dos rios e lagoas baixarem, será momento de reconstruir tudo o que foi perdido, seja para as pessoas ou para reerguer a economia. Pensando nisso, doamos cargas de brita para a Usina de Asfalto da Prefeitura de Pelotas e estamos ajudando no reparo de pontos críticos em asfaltos na cidade. Também disponibilizaremos nossas equipes de engenharia para auxiliar na desafiadora missão de reconstruir a infraestrutura logística tão afetada nas rodovias.

É hora de unirmos forças. Se cada um se doar um pouco nessa onda de solidariedade e esperança, temos a convicção de que o Rio Grande do Sul irá se reerguer e dar mais uma prova de ser um Estado forte, aguerrido e bravo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Previsão, precisão, crença e confiança

Próximo

Reconstrução do estado gaúcho

Deixe seu comentário